fbpx

Sonho sob medida

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Entregue zero pela construtora, o apartamento de 35 m² passou por uma reforma completa, que garantiu ambientes mais espaçosos e charmosos

Por Dan Brunini | Fotos: Júlia Ribeiro

Com localização privilegiada e um condomínio recheado de serviços úteis, de academia a lavanderia compartilhada, o prédio no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, caiu graças do jovem casal. Nem mesmo o tamanho compacto do apartamento, de apenas 35 m², atrapalhou os sonhos de morar num lugar personalizado e moderno, sob medida para as novas histórias que esperavam viver ali.

Em busca de otimizar muito bem cada centímetro, eles começaram convidando as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, da Oliva Arquitetura, para repensar os espaços e customizar os acabamentos, deixando tudo muito prático e cheio de bossa.

Primeiro, o trio eliminou as divisórias, juntando a varanda ao social e, consequentemente, conquistando uma cozinha mais ampla. Depois, trocou a parede da suíte por um armário em L. “O segredo é sempre trabalhar com móveis e layouts multifuncionais”, acredita Fernanda.

A área social, por exemplo, reúne as funções de trabalho, estar e jantar bem delimitadas e separadas. “O espaço foi pensado de maneira a proporcionar uma interligação, permitindo que ao receber visitas os locais de assento criem uma triangulação e transformem esse lugar do apartamento num grande espaço de estar”, explica Bianca.

Também é fundamental pensar num mobiliário com medidas adequadas e visualmente incorporadas ao restante do projeto. No jantar, a pequena mesa de quatro lugares, que ocupa a antiga varanda, é complementada pelo apoio oferecido pela bancada da cozinha. A marcenaria sob medida, com gavetas e nichos criados para guardar tudo o que os moradores têm, também é um recurso imbatível quando se trata de imóveis enxutos.

Na escolha dos revestimentos, prevaleceu a vontade de fazer tudo parecer maior. A paleta cromática é bem clara e o piso feito com uma microcapa de cimento, que garante uma baixa espessura e pouco peso estrutural. Replicado por todo o apartamento, resulta em unidade e amplitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…