Reforma modernizou o apartamento, que ficou mais integrado, alegre e despojado. Décor inclui soluções de baixo custo e grande efeito visual, no melhor estilo DIY
Por Marcela Almeida | Fotos: Julia Ribeiro
Primeira morada de um jovem casal, este apartamento de 60 m², num prédio antigo em Pinheiros, na capital paulista, foi completamente revitalizado para abrigar os recém-casados. Comandada pelas arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura, a reforma incluiu desde a atualização de infraestrutura até a modernização dos revestimentos.
Pensando na rotina, gostos e costumes dos novos moradores, que adoram cozinhar e receber os amigos, Bianca e Fernanda promoveram pequenos ajustes de layout no apê, como a abertura de parte da cozinha.
“Essa cozinha, antes, era toda fechada. Então, trouxemos essa abertura para integrá-la com as salas de estar e jantar, de uma forma que eles consigam ter um melhor convívio enquanto estão cozinhando, que é um hobby dos dois”, contam as arquitetas.
Para agregar mais praticidade e funcionalidade, a bancada de preparo foi instalada de frente para a sala. Uma pequena mureta, no padrão americano, esconde a pia e serve como passa-prato e apoio para o jantar.
Os armários que já existiam foram reformados e reaproveitados, ganhando um novo acabamento num tom amadeirado mais claro, que traz sensação de aconchego. Junto da bancada, toda branca, eles formam a base neutra que permite abusar na escolha do porcelanato tipo ladrilho hidráulico. “É uma peça que se assemelha a um patchwork, uma das referências trazidas para o projeto, e um dos destaques da decoração”, explicam as profissionais.
Mix de estilos e solução DIY
Com muita delicadeza, o décor de traçado contemporâneo transita livremente por diferentes estilos, com leves referências ao retrô, ao rústico e ao industrial. Tudo reunido num bem costurado mix de ideias.
Despojado e descontraído, o projeto vale-se de soluções simples, porém de baixo custo e grande efeito visual, como a composição de prateleiras e caixotes de madeira, no melhor modo “DIY” – do it yourself (faça você mesmo). O resultado é um apê bastante agradável, convidativo e com a identidade do casal.