Décor investe na madeira e nos tons neutros e terrosos para garantir uma atmosfera acolhedora e afetuosa dentro de casa
Texto: Helena Mastrobuono com Denis Nunciaroni | Fotos: Henry Lopes
Delicadeza, suavidade e luz abundante são alguns dos atributos deste apartamento de 190 m², no Jardim Anália Franco, em São Paulo. Projetado pelo Nor Arquitetura, ele pertence a um casal em seu segundo casamento, com filhos e netos de relacionamentos anteriores. Desde o primeiro contato com os arquitetos, ficou claro a prioridade para os moradores: o novo lar deveria transmitir a sensação do “sentir-se em casa” para todos. Para isso, as tonalidades neutras e as nuances terrosas entraram em cena realçando uma atmosfera acolhedora, com um visual clean e elegante, que estimula o bem-estar.
Com o propósito de incentivar o convívio, os arquitetos Cícera Ferreira Nor e Celso Nor Junior, do escritório Nor Arquitetura, promoveram a integração de living, cozinha e varanda, formando um novo layout, mais amplo, arejado e com maior fluidez entre os espaços.
A grande estante em marcenaria, toda em lâmina natural de carvalho americano, unifica todas as áreas do apartamento e serve como local de apoio e exposição de peças de acervo e memória da família, trazidas de viagens. Uma grande TV, na parede perpendicular à estante, delimita e cria uma área de home theater anexa ao living.
O mesmo piso, de tom claro, foi utilizado em toda a área social, criando contraste com o granito preto São Gabriel, que reveste a cozinha, e suas bancadas no branco Calacatta.
Pontuando o décor, o mobiliário com peças assinadas confere o toque do design brasileiro aos ambientes. De traçado limpo e tons neutros, ele reforça o mood contemporâneo do projeto, reservando aos tapetes, quadros e acessórios a tarefa de inserir um pouco de cor ao lar.
+ PRA VOCÊ: A madeira dá o tom