Com uma leve pegada industrial, projeto valoriza o aconchego com o uso de materiais naturais e muitas plantas por todo o apartamento
Admiradores do estilo industrial, os proprietários deste apartamento de 153 m², em São Paulo, procuraram o escritório Estúdio Maré para assinar o projeto e reforma do imóvel, entregue no contrapiso. Entre os pedidos feitos à arquiteta Livia Leite estavam a valorização da área social, a preferência pelo uso de materiais naturais e uma boa dose de plantas para humanizar a casa.
O ponto de partida desse projeto foi a ampliação da cozinha, que antes era dividida por um home office que ficava entre ela e a sala. “Ampliamos o espaço através da demolição da alvenaria do home office e aproximamos a sala da cozinha para que os acabamentos escolhidos para os dois ambientes se complementassem”, explica a a arquiteta.
Na cozinha, o escritório instalou uma grande bancada em granito Pitaya, com a marcenaria madeirada e alguns detalhes em cinza azulado.
Na sala, utilizaram o mesmo tom de madeira na marcenaria e no piso de madeira natural para aquecer e deixar o apartamento mais aconchegante.
O destaque para o espaço fica por conta da estante suspensa, que atravessa o vão entre a sala e o terraço, emoldura o espaço e permitiu criar mais lugares para a vegetação, que os clientes tanto queriam.
Já a iluminação de todos os ambientes foi valorizada pelo projeto minucioso das luminárias com cabos aparentes e spots trazendo um pouco do estilo industrial sem exageros.
Para o quarto do casal, a ideia foi criar um espaço leve e aconchegante. Na cabeceira com as ripas largas, foi utilizado o tijolinho na parte superior para trazer o efeito industrial e quebrar um pouco a delicadeza da marcenaria, deixando tudo muito bem equilibrado.
Cimento queimado, mármore e madeira foram os materiais escolhidos para valorizar o banheiro do casal e deixá-lo bem aconchegante.
O apartamento recebeu ainda um cantinho especial. “O cliente gosta muito de estudar música, então, criamos um espaço especial dedicado a isso. Tons mais escuros deixam o ambiente com a atmosfera de um estúdio musical”, finaliza Lívia.