fbpx

5 dúvidas sobre…portas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A arquiteta Tânia Eustáquio dá dicas para escolher o melhor modelo de porta para seu projeto

1. Como eleger a porta de entrada de uma casa ou apartamento?
Sem dúvida, deve haver sintonia com a arquitetura projetada para o espaço, pois a escolha da porta é feita em conjunto com a elaboração do projeto. Mas, dependendo do imóvel, a porta de entrada precisa transmitir uma segurança maior, principalmente em casa, até mesmo em relação à fechadura. Em apartamento é possível variar mais o material, podendo ser de madeira, alumínio ou até mesmo vidro.

2. E as demais portas do imóvel, que padrão devem seguir?
O princípio básico é combinar diretamente com a arquitetura do projeto, não necessariamente com a mobília. Há uma infinidade de modelos, que devem ser avaliados de acordo a proposta. Existem portas onde os batentes e guarnições ficam discretos, quase imperceptíveis, e também modelos que possuem funções mais modernas, como a vedação de som, ruídos etc. Vale lembrar que, quanto mais sofisticada a porta, mais alto é o investimento.

3. Quando optar por um modelo pronto ou sob medida? 
Normalmente, o modelo sob medida é para quem deseja fazer um investimento maior, ou seja, para aquele projeto de arquitetura no qual todos os itens são pensados nos mínimos detalhes. Caso contrário, se o projeto não é tão criterioso, vale a pena investir no modelo pronto e com um melhor custo-benefício.

4. Como eleger o material da porta? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Isso depende bastante do projeto, mas, normalmente, a porta de ferro é bastante utilizada em ambientes como cozinhas, devido ao baixo custo. A principal desvantagem é a possibilidade de enferrujar, além de ser pouco resistente à exposição à água. A porta de madeira é, sem dúvida, mais elegante e mais resistente. Há vários tipos de portas de madeira maciça ou mesmo aquelas que são ocas. A maciça é mais comum para portas externas, onde é necessário um material mais resistente. A oca é mais utilizada nas áreas internas. A madeira não pode ficar exposta à chuva ou umidade, por isso, requerer manutenção, como aplicação de pintura ou verniz. O alumínio é uma boa alternativa, principalmente para áreas externas, pois é mais resistente às variações climáticas. Também é indicado para ambientes com maresia.

5. Qual a diferente entre as portas convencionais de abrir, camarão e pivotante? Quando utilizar cada tipo?
As portas convencionais podem ser utilizadas em qualquer ambiente. A camarão é mais usada quando não há espaço para instalar uma porta tradicional. Já o tipo pivotante adiciona estética e elegância a qualquer projeto. Normalmente, esse padrão é visto na entrada de casas e apartamentos. Parte da porta é projetada para fora, o que permite a escolha de modelos maiores e com design mais arrojado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Transformação completa

Casa em Campinas passa por renovação total depois de duas décadas e…

Oásis urbano

Com reforma pontual, a arquiteta Marina Dubal transforma seu apartamento de 240…

Conforto e afeto

Projeto reflete a essência dos moradores, com uma decoração contemporânea que é…