As temperaturas mais baixas, típicas do outono, pedem mudanças na casa para deixá-la mais quentinha e aconchegante, ainda mais neste período em que ficar em casa é primordial.
Para te ajudar nessa transformação, reunimos algumas dicas:
Tapetes e mantas
Nas estações mais frias, aposte nos tapetes e mantas. “No caso dos tapetes, mesmo que a casa não possua piso frio, o chão tende a ficar mais gelado nessa época, por isso, eles são uma excelente forma de aquecer os espaços e torna-los mais confortáveis”, explica a arquiteta Michele Krauspenhar.
Já as mantas e cobertas são perfeitas para levar aquecimento extra na hora de ver TV, por exemplo.
Projeto Michele Krauspenhar com uso de tapetes e mantas para aquecer o ambiente.
Nesse apartamento, o arquiteto Toninho Noronha escolheu um tapete mais peludo para levar calor ao piso do living.
A arquiteta Daniela Barranco também apostou em mantas e cobertores para deixar esse espaço perfeito para aproveitar as épocas mais frias.
Projeto do escritório Stal Arquitetura com uso de tapetes e mantas.
Ar Condicionado
A arquiteta Lucilla Mesquita indica os modelos de ar condicionado inverter quente e frio. “Eles ajudam na equalização da temperatura e ainda economizam energia por ter sistema inteligente de consumo”, diz a profissional.
Projeto da arquiteta Lucilla Mesquita com ar condicionado inverter quente e frio.
Cores Quentes
Os tons quentes podem ser aliados para dar aquela sensação acolhedora. “Para o outono, os ambientes que trazem tom sobre tom, e espaços monocromáticos também seguem em alta”, revelam Danielle e Paula, do Dantas&Passos Arquitetura, ressaltando que a partir dessa paleta é possível selecionar mantas e almofadas para o sofá da sala ou escolher o novo enxoval do dormitório, por exemplo.
Projeto Dantas&Passos Arquitetura. Cores sóbrias levam sensação de aconchego aos ambientes.
Projeto Nathaly Domiciano. Cores quentes em destaque.
Lareira
A lareira deixa o ambiente aquecido. Caso não seja possível uma tradicional, há no mercado opções portáteis que não necessitam de coifa, e o fluido usado na combustão não gera fumaça. Por serem portáteis, podem ser usadas em diferentes cômodos.
Neste projeto, a arquiteta Vanessa Larré instalou uma lareira moderna, que não emite fumaça e não ocupa espaço muito grande no ambiente, facilitando a circulação.
A arquiteta Monise Rosa optou por uma lareira ecológica, que também não emite fumaça para levar ainda mais aquecimento a essa sala de TV.