Entregue zero pela construtora, o apartamento de 35 m² passou por uma reforma completa, que garantiu ambientes mais espaçosos e charmosos
Por Dan Brunini | Fotos: Júlia Ribeiro
Com localização privilegiada e um condomínio recheado de serviços úteis, de academia a lavanderia compartilhada, o prédio no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, caiu graças do jovem casal. Nem mesmo o tamanho compacto do apartamento, de apenas 35 m², atrapalhou os sonhos de morar num lugar personalizado e moderno, sob medida para as novas histórias que esperavam viver ali.
Em busca de otimizar muito bem cada centímetro, eles começaram convidando as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, da Oliva Arquitetura, para repensar os espaços e customizar os acabamentos, deixando tudo muito prático e cheio de bossa.
Primeiro, o trio eliminou as divisórias, juntando a varanda ao social e, consequentemente, conquistando uma cozinha mais ampla. Depois, trocou a parede da suíte por um armário em L. “O segredo é sempre trabalhar com móveis e layouts multifuncionais”, acredita Fernanda.
A área social, por exemplo, reúne as funções de trabalho, estar e jantar bem delimitadas e separadas. “O espaço foi pensado de maneira a proporcionar uma interligação, permitindo que ao receber visitas os locais de assento criem uma triangulação e transformem esse lugar do apartamento num grande espaço de estar”, explica Bianca.
Também é fundamental pensar num mobiliário com medidas adequadas e visualmente incorporadas ao restante do projeto. No jantar, a pequena mesa de quatro lugares, que ocupa a antiga varanda, é complementada pelo apoio oferecido pela bancada da cozinha. A marcenaria sob medida, com gavetas e nichos criados para guardar tudo o que os moradores têm, também é um recurso imbatível quando se trata de imóveis enxutos.
Na escolha dos revestimentos, prevaleceu a vontade de fazer tudo parecer maior. A paleta cromática é bem clara e o piso feito com uma microcapa de cimento, que garante uma baixa espessura e pouco peso estrutural. Replicado por todo o apartamento, resulta em unidade e amplitude.