Integração e funcionalidade definem esse apê térreo de 100m², localizado no bairro Jardim Botânico, no Rio Janeiro. Assinado pelo escritório Hobjeto Arquitetura, formado pela dupla Mayene Precioso e Yasmin Monnerat, o projeto é marcado pelo estilo minimalista, linguagem simples e leve, sem deixar de lado o toque charmoso e aconchegante.
O MDF (Guararapes), utilizado em todo o projeto, é um dos pilares para garantir o visual uniforme e marcante. Na sala de estar, por exemplo, o material reveste o painel multifuncional, que além de home theater, tem a função de camuflar a porta da circulação íntima e, nas pontas, de esconder as portas de vidro da varanda e da cozinha. O revestimento de tijolos contínuo entre o espaço e a varanda, e o espelho também são truques para dar amplitude visual ao apartamento.
Na cozinha, o MDF harmoniza com o granito preto e o tijolinho de metrô utilizado na parede, resultando num ambiente moderno e acolhedor. As prateleiras utilizadas sob a pia expõem e organizam os objetos, facilitando o dia a dia.
A área de serviço também mantém a mesma identidade visual dos demais espaços e traz a marcenaria como aliada.
Na área íntima, a marcenaria planejada permitiu o bom aproveitamento do layout, possibilitando, dessa forma, a divisão do único banheiro para transformá-lo em dois: um com acesso ao corredor principal; e o outro, exclusivo para o quarto dos fundos. Assim, a suíte do casal ganhou mais espaço para a criação de um closet.
Com decoração minimalista, o quarto prima pelo aconchego. As mesas laterais suspensas reforçam a leveza do espaço, com vista para a varanda, uma das sensações do apê.
Com banco em concreto que vem desde a sala e se transforma em bancada, a área da varanda é perfeita para reunir ao ar livre. A escolha do mesmo piso e revestimento de parede traz a sensação de continuidade. Detalhe para as plantas, que se destacam.
Fotos: MCA Estúdio
Veja também: Design, brasilidade e aconchego.