Reforma integrou a cozinha à sala e trouxe mais personalidade ao apê com uma seleção de cores fortes e expressivas para cada ambiente
Por Carolina Pavaro
Acostumado a projetar o lar de famílias em diferentes estágios de vida, o arquiteto Eduardo Batistelli sabe bem o quanto é importante a casa estar em sintonia com os hábitos atuais e o momento dos moradores. Por isso, nem pestanejou quando a Rosângela sugeriu uma segunda reforma para adequar o apartamento de 110 m² ao lifestyle do casal.
O objetivo principal era a ampliação da cozinha, integrando-a à área social, o que permitiria conciliar numa única cena duas preferências da dupla: cozinhar e recepcionar os amigos.
“A solução foi aumentar a abertura da parede entre a cozinha e a sala, criando um grande balcão, muito versátil e que acomoda até seis pessoas”, conta Márcia Batistelli, sócia do Eduardo no escritório Batistelli Arquitetura e que comandou a obra ao lado do irmão.
Outro ponto que o escritório quis valorizar foi a arquitetura do antigo imóvel, construído na década de 60, como o pé-direito alto, os ambientes espaçosos e o piso de madeira original. “Para isso, removemos forros de gesso da cozinha e dos armários para aproveitar toda a altura disponível. No intervalo entre a moldura existente e a laje, acrescentamos uma segunda moldura, suavizando a ligação entre a parede e o teto”, explica Eduardo.
A transformação seguiu com a troca de alguns revestimentos e a mudança das cores. “Por muitos anos, este apartamento manteve tons neutros e arquitetura clássica, uma constante nos projetos para clientes que quase sempre têm medo de ousar. Aqui, soltamos nossa criatividade, trazendo brasilidade nas cores, mobiliário e objetos”, conta o arquiteto.
O ponto de partida foi a escolha do novo piso para cozinha e lavanderia. Mesclando ocre, verde, branco e marinho, o ladrilho hidráulico foi personalizado para harmonizar com os tacos de madeira que percorrem os outros cômodos. “Resolvido isso, partimos para as cores da marcenaria da cozinha, o ambiente mais desejado. Optamos por um tom verde e o revestimento melamínico azul mineral”, pontua Márcia.
Nas paredes, cada ambiente ganhou uma nova cor, mais alegre e vibrante, redefinindo a atmosfera e a energia da casa. As plantas, essenciais em todos os projetos da Batistelli Arquitetura, reforçam o clima aconchegante e intimista desejado pelo casal.