Amplo e minimalista, apartamento ganhou atmosfera de casa após a reforma que integrou as áreas sociais
Os proprietários deste apartamento de 260 m², um casal na faixa dos 60 anos, gosta de receber e cozinhar. Por isso, ao contratarem o escritório GDL Arquitetura, comandado pelo arquiteto Gabriel de Lucca, o primeiro pedido foi pela renovação e ampliação da cozinha.
Originalmente separada da sala, a cozinha assumiu protagonismo na nova área social, toda integrada após a reforma, que buscou levar a mesma atmosfera encontrada em casas para o apartamento: amplitude, modernidade e aconchego.
Para unificar os ambientes, sala e cozinha recebem o mesmo piso de porcelanato e ripado no teto. O acabamento em madeira ultrapassa os limites das áreas sociais e avança para as áreas íntimas. A independência de uso desses espaços é garantida pelos grandes painéis que ficam ocultos quando abertos.
Para viabilizar todas as ideias, houve a reestruturação de todo o living e cozinha, e infraestrutura nova para novo posicionamento do lavabo.
Um dos destaques são os brises. Perfeitamente alinhados, eles filtram a luz que entra e dão privacidade, já que o apartamento fica no primeiro andar do prédio com vista para a rua, sem perder a condicionante visual.
Como os moradores são de Minas Gerais, o escritório buscou representar a cultura por meio de acessórios e objetos que retratam os saberes ancestrais do povo mineiro e, ao mesmo tempo, resgatam a memória afetiva do casal.