fbpx

Décor de lavabo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Apesar da pouca metragem, espaço permite uma decoração mais ousada e cheia de personalidade para receber as visitas

 

Pequeno, mas muito charmoso, o lavabo integra a área social dos projetos e faz toda a diferença para quem gosta de receber. Além de ser um ambiente pensado para isso, ele garante mais privacidade, permitindo o resguardo das áreas íntimas”, destacam as profissionais Nathalia Lena e Eduarda Negretti, à frente do escritório Lene Arquitetos.

 

Ainda que com metragem reduzida, um lavabo permite um décor criativo, pensado para impressionar e acolher bem as visitas. “Diferentemente de um banheiro, que sofre com o vapor da área do banho, o lavabo pode receber diversos materiais. É um espaço perfeito para deixar a imaginação fluir”, afirmam as profissionais Nathalia Lena e Eduarda Negretti, à frente do escritório Lene Arquitetos.

 

Para sua funcionalidade e praticidade, as arquitetas elencam alguns itens essenciais: ele deve sempre possuir uma boa bancada com cuba, bacia sanitária e um espelho. “Além de sua função principal, o espelho é um bom aliado para trazer a sensação de amplitude”, opinam Nathalia Lena e Eduarda Negretti.

 

Valorizando as paredes

lavabo com parede colorida

 

Sem dúvidas uma das melhores formas de trazer personalidade para um lavabo é no momento da escolha de revestimentos. “As cores impactantes, estampas e texturas são bem-vindas, criando um décor arrojado e que não necessariamente precisa seguir o mesmo estilo de toda a casa”, dizem as profissionais do Lene Arquitetos. Como o lavabo é um ambiente de pouca permanência, é possível ousar, criando paredes de destaque. “A definição dos revestimentos e acabamentos faz toda a diferença, já que o ambiente é pequeno e não comporta muitos objetos”, explicam. Além da pintura, um revestimento tridimensional pode ser uma boa pedida, criando uma composição que é realçada com a iluminação. O papel de parede também é uma alternativa, já que o lavabo não sofre com o problema de vapor.

 

Boa iluminação

lavabo com meia parede revestida

 

 

Capaz de valorizar ainda mais a decoração de um lavabo, o projeto luminotécnico bem pensado é essencial, auxiliando também na claridade e amplitude. “Além da iluminação geral, pensar em uma mais direcionada, na área do espelho, facilita atos como o de se maquiar”, dizem as arquitetas. É possível optar por pendentes, que também funcionam como elemento decorativo, ou até faixas de LED na região.

 

Cuidado com a ventilação

Outro ponto que pede atenção quando o assunto é lavabo, é a ventilação – costumeiramente esse tipo de ambiente não conta com janelas e é necessário pensar em uma ventilação forçada, com exaustores. “Assim, se garante a renovação do ar”, explicam Nathalia Lena e Eduarda Negretti. Pelo mesmo motivo, sprays e aromatizadores são bons aliados, garantindo um cheirinho agradável em todos os momentos.

 

Detalhes que importam

lavabo bem decorado

 

Por fim, é importante lembrar que o lavabo é como um cartão de visitas para os convidados, pensado como um dos ambientes de receber bem. Assim, a dupla do Lene Arquitetos indica um cuidado especial com os acessórios e itens decorativos. “Dispor um cesto com toalhas de mão macias, um bom sabonete líquido e hidratante, aromatizadores, assim como um vasinho com flores são como um gesto de delicadeza”, opinam.

 

+ PRA VOCÊ: Pequenos notáveis! 8 lavabos para se inspirar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Alugado e com a cara do dono

Sem quebra-quebra, arquiteta Guta Louro renova os interiores deste apartamento com 60m2, em…

By Gabs no Iguatemi

Deby Oizerovici e Gaby Schattan abrem corner especial no Shopping Iguatemi com…

30 m² bem resolvidos

Adquirido ainda na planta, esse apartamento de apenas 30m² foi comprado por…