fbpx

Moderno e integrado

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Cheio de personalidade, projeto liderado pelas arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto aposta na integração de ambientes para aproveitar cada cantinho e valorizar as áreas sociais

 

Por Redação itHOME / Fotos: Luis Gomes

 

Living moderno e integrado
O living tem poucos mobiliários, para deixar a circulação livre, e conta com pontos de cor nos detalhes.

 

Claro, integrado e bem iluminado. Assim é o projeto desse apartamento de 78 m², localizado em Vila Madalena, em São Paulo. Para transformá-lo num refúgio para um casal jovem e que ama viajar, cozinhar e receber amigos, as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, do escritório Tesak Arquitetura, optaram por materiais modernos, que trouxessem toda a atmosfera descontraída necessária para o projeto. “Nos inspiramos na identidade jovem e estilo de vida do casal, que ama o universo das cores e tem diversas referências de viagens. Para tornar o apartamento fluido, a integração entre sala e terraço foi essencial”, destacam.

]

Sala de TV moderna
A marcenaria bem planejada abriga tanto os itens do home theater, como as banquetas, que ficam resguardadas quando fora de uso

 

Para que a área social se tornasse mais ampla e sem barreiras, a dupla do Tesak Arquitetura optou por retirar a porta que antes separava o terraço da sala, ganhando mais amplitude com a integração de ambientes. “Foi no terraço que projetamos um dos espaços mais gostosos da casa: uma área gourmet com churrasqueira a gás, cervejeira, adega”, dizem Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Para receber uma boa bancada de apoio para a churrasqueira, as arquitetas fecharam uma passagem que levava à área de serviço, ganhando uma parede na varanda que foi toda revestida com cerâmica hidráulica hexagonal. Também é nesse ambiente que se encontra uma extensa mesa de jantar, de madeira rústica, deslocada para lá a fim de deixar o living mais livre.

 

Varanda integrada
a varanda gourmet ganhou parede de destaque com cerâmica que relembra ladrilho hidráulico. A mesa de jantar é rústica e a bancada abriga churrasqueira, adega e cervejeira.

 

Integrada à varanda, a sala de estar ganhou uma parede de cimento queimado, deixando para os detalhes as pinceladas de cor – como nas obras de arte (Online Quadros), objetos decorativos (Lili Wood) ou mobiliário solto. “Usamos cores pontuais e harmoniosas em todos os ambientes, sem carregar visualmente, permitindo um décor harmônico entre estar, varanda e cozinha”, dizem as profissionais.

 

Chapelaria e lavado bem originais
Cantinhos que merecem destaque: a chapelaria que faz às vezes de bar e o lavabo com lambe-lambe na parede, cheio de personalidade

 

Para aproveitar bem o espaço, a dupla projetou uma chapelaria em marcenaria (Todeschini Artes Cozinhas), que também abriga o cantinho do bar. “Os clientes desejavam poucos móveis, então pensamos em um home theater com apenas um rack, que também é capaz de abrigar os dois pufes, que quando não utilizados ficam encaixados no mobiliário, não atrapalhando a circulação”, explicam.

 

Cheio de personalidade, o lavabo também traduz a essência do casal, trazendo em sua parede um lambe-lambe com imagens de países que os moradores já conheceram ou sonham em visitar. Uma iluminação pontual (Yamamura) em cima do lavatório com lâmpada de filamento e luminárias embutidas na parede oposta ao espelho destacam a decoração da parede, que também recebeu um espelho solto, que deixa o destaque para o lambe-lambe.

 

cozinha com integração com a sala
O balcão delimita o espaço da cozinha e ainda serve como apoio para os preparos ou refeições rápidas. Destaque para o tom de azul dos armários, sóbrio e elegante

 

Com conceito aberto, a cozinha, por sua vez, ganhou uma marcenaria planejada que fosse capaz de organizar todos os itens necessários. Os armários contam com acabamento em pintura de tom azul, a cor preferida do casal. “Além de impactante, foi a escolha perfeita para harmonizar com a parede de cimento queimado e com os tons claros do apartamento”, sinalizam Bianca e Viviane. Para delimitar o espaço, a bancada foi essencial – além de servir como apoio para os preparos, conta com duas banquetas que permitem que seja usado também para refeições rápidas. Suspensa, uma prateleira com estrutura metálica ganhou diversas plantas, para conferir o frescor necessário ao apartamento.

 

Um dos quartos do apartamento se tornou home-office, com bancada projetada na altura correta e com iluminação embutida 

Na área íntima, o destaque fica para o home-office, que foi projetado para ser facilmente adaptado para um quarto de bebê, quando a família crescer. A bancada conta com espaço para dois computadores e boa iluminação, garantindo conforto para as horas de trabalho. “A suíte máster é aconchegante e conta com uma parede de armários bem espaçosos”, afirmam as arquitetas.

 

Na suíte máster, aconchego foi a palavra-chave. O banheiro conta com gabinete e armário com espelho deslizante

 

+ PRA VOCÊ: Em nome do aconchego

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Neutro e contemporâneo

Décor equilibrou o estilo discreto dos moradores com uma composição de formas…

Arquitetura ESG

Na agenda da 10ª DW!, evento online vai debater o uso de…

Sombra e água fresca

Arquiteto paisagista explica a diferença entre gazebos e pergolados e ensina como…