Mostra carioca aponta as cores que são tendência na decoração de interiores em 2021
Por Redação it HOME | Fotos: André Nazareth/CASACOR
Verdes, terrosos, rosas, azuis… são muitos os tons da CASACOR Rio. Para se ter uma ideia, o elenco da mostra usou mais de 1.700 litros de tinta para dar cor aos 38 ambientes da casa, resultando em mais de 60 diferentes cores.
“Os arquitetos trabalharam várias nuances. O público pode ver uma CASACOR bem colorida, em que até o branco – e seus muitos tons – aparece”, adianta Patricia Quentel, sócia-diretora da mostra.
Abaixo, sintetizamos as cores e nuances mais vistas nesta edição de CASACOR Rio.
Tons terrosos
Os tons terrosos e alaranjados, assim como as texturas de argila e tijolo surgem com destaque na CASACOR, a começar pela própria fachada da casa, toda pintada no tom Terra de Fogo, da Coral. Um pouco mais vibrante, o laranja do Atrium de Cynthia Berlandez Pedrosa e Rapahel Pedrosa Zay confere um clima casual chic, com toques tropicais.
Rosas
A cor marca presença em diferentes tonalidades nesta CASACOR Rio, indo do rosé gold usado no ambiente Essência dos Aromas, de Kilze Ney Guimarães, ao rosa pastel que aparece na Suíte Íntima do Hóspede, criação de Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes.
Azuis
Presente em diversos espaços, o azul é um tom certeiro para trazer uma atmosfera de tranquilidade. Neste Lavabo, o Estúdio Manu+Ca usou o mesmo tom dos azulejos originais para pintar meia parede do espaço, trazendo contemporaneidade ao ambiente.
Brancos
Sim, habemus branco. A cor foi opção da dupla Ângela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes para os portais de sua Suíte do Hóspede e também aparece com em parte do mobiliário, nos tecidos da roupa de cama e das cortinas e especialmente nos elementos originais da arquitetura da casa como portais, portas e estantes no Quarto de Casal de Paola Ribeiro. Mas, em nenhum ambiente ele tem tanta importância como na Pequena Sala de Estudos, de Lia, Felipe e Betina Siqueira. Ali, o tom funciona tanto como rebatedor da luz natural que entra pelas janelas do espaço, quanto para trazer frescor, sossego e simplicidade ao ambiente, de pé-direito altíssimo e imponente.
Vermelhos
A cor, que aparece nos vitrais da casa, também poderá ser vista pelos ambientes. Um exemplo é a porta em ferro, cheia de detalhes inspirados na arquitetura do palacete, criada pela arquiteta Vivian Reimers para sua Livraria. O espaço, construído em meio ao jardim, se abre para o verde criando uma ambientação que promete encantar os amantes da leitura. Mas também há pontos de vermelho nos bancos criados por Ivan Rezende no seu Pátio da Escultura; em uma das obras de arte selecionadas por Mario Costa Santos, para a sua Sala de Arte “Contemplação”; e no neon usado por Caco Borges e Carolina Haubrich, no Home Office & Games.
Cinzas e neutros
Sóbrio, neutro e elegante, o cinza é base de ambientes que vão do clássico ao contemporâneo nesta CASACOR Rio. Ele dá o tom nesta sala de almoço, de Chicô Gouvêa, mas também aparece em diferentes nuances como numa versão quase grafite, no Hall de Entrada de Rodrigo Jorge, ou um pouco mais discreto, como na Sala do Piano de Luiz Fernando Grabowsky.
Verdes
Nenhum tom aparece tanto como o verde. Os 12 mil metros quadrados de jardins com espécies da Mata Atlântica foram, sem dúvida, uma grande inspiração para os profissionais que levaram a cor para dentro dos ambientes. Seja com plantas, seja no mobiliário e nas paredes, o verde está por todos os lados. Destaque para o Jardim de Inverno, de Jean de Just, que traz literalmente o jardim para dentro da casa.
Visitas abertas
A CASACOR Rio fica aberta até 30 de maio. São 38 espaços montados na Residência Brando Barbosa.
Período: até 30 de maio de 2021
Horário: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, 10h às 20h.
Local: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.
Tel: (21) 2512-2411
Ingressos e agendamento de visitas: http://casacorrj.byinti.com/