A combinação de cores, formas orgânicas e arquitetura bem pensada resultou num visual envolvente e com identidade marcante
Por Redação itHOME | Fotos: Raul Fonseca
Cenário do novo momento da família, o apartamento de 180 m², em São Paulo, precisava trazer mais personalidade e conforto para atender ao proprietário e seus filhos. Para atender às necessidades da família, entrou em cena a arquiteta Juliana Sica, repensando desde a distribuição de ambientes até a decoração personalizada, a fim de trazer mais graça e cor, além de funcionalidade para a rotina dos moradores.
A primeira medida tomada pela arquiteta foi redesenhar a planta do apartamento, para adequar à nova realidade da família. O antigo escritório, por exemplo, deu lugar à sala de TV, pensada para reunir os moradores e amigos para curtir um bom filme. O ambiente, que tem o azul como protagonista, conta com um confortável sofá e móveis planejados da Florense, assim como a estante de laca, no mesmo tom das paredes, atendendo à organização dos equipamentos eletrônicos e à estrutura de automação do ambiente.
A arquiteta também repaginou a cozinha, que contou com o Subway Tile preto na parede da pia, em contraste com o branco das demais paredes. Para tirar máximo proveito da metragem, contou com armários para disposição dos eletrodomésticos embutidos. A escolha do acabamento em preto garantiu uma atmosfera sofisticada ao ambiente; a cor também está presente na mesa de refeições que ganhou cadeiras em linho cinza.
A área social reforça o duo personalidade e conforto. O verde entra como ponto de cor no sofá modular conectado de forma harmônica, assim como a poltrona Mole, do renomado designer brasileiro Sérgio Rodrigues, dando vida ao canto de leitura. Ao fundo, a sala de jantar traz uma mesa redonda com quatro lugares, e um móvel com buffet e nichos vazados para dispor itens decorativos.
Ainda na área social, para atender o desejo de ter um espaço para os momentos de relax, a arquiteta reformou a varanda inserindo uma parede verde e o “cantinho do charuto”, sonho do morador. Ao lado, um painel de madeira camufla a entrada para a antiga dependência de serviços, espaço que foi transformado em home office. O ambiente traz uma parede de tijolinhos, que será usada como pano de fundo para uma futura Gallery Wall com fotos tiradas pelo próprio morador que tem como hobby a fotografia.
Na área intima, Juliana Sica trouxe um quarto em que o conforto foi palavra de ordem, composto perfeitamente com os móveis Florense com acabamentos de madeira, presentes na parede da cabeceira, no painel ripado da TV e no mobiliário em geral, como mesas de apoio, cama e no closet.
Já o banheiro da suíte ganhou ares de SPA ao ter uma sauna instalada. A arquiteta por revestimentos mais contemporâneos, mantendo a mesma linha do quarto garantindo harmonia visual entre os espaços.