Projeto clean e minimalista personaliza o recanto de um casal em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, SP
Texto: Nádia Fischer | Fotos Ricardo Basseti
Ele é advogado e adora trabalhar – inclusive nos fins de semana -, o que demandava um bom escritório. Ela é artista plástica e ama os fazeres manuais, o que também exigia um espaço tranquilo e funcional. Em comum, o apreço por obras de arte, que deveriam permear todos os ambientes do novo apartamento.
O desafio de remodelar o imóvel e adequá-lo às necessidades do casal coube ao escritório Très Arquitetura, das sócias Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco.
Ao contrário das solicitações habituais dos clientes, as arquitetas ouviram dos proprietários que a ideia de comprar este dúplex em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, SP, ia no caminho reverso à badalação com familiares e amigos. “Eles queriam um refúgio para o descanso a dois, onde pudessem ficar sozinhos e se desconectarem da correria do dia a dia na capital”, contam.
A reforma contemplou projeto de arquitetura e interiores e trouxe vida nova aos 180 m², distribuídos em dois pavimentos. A planta original não sofreu grandes alterações estruturais; ainda assim, foi necessária a eliminação de algumas paredes para promover amplitude e facilitar a circulação.
Entrada do apartamento, o primeiro piso concentra living e sala de jantar integrados, além da cozinha, isolada a pedido dos moradores. O mesmo andar reúne ainda dois escritórios e um lavabo. No nível superior ficam as suítes, também remodeladas para melhor organização dos espaços.
Como não poderia deixar de ser, a lareira é uma das protagonistas da decoração. Peça central na sala, ela se destaca tanto pelas dimensões quanto pelo material de revestimento pouco comum nesse tipo de elemento: a pedra branca bruta. “O desenho da lareira, aliado ao tom claro e à textura do granito rústico, confere graça e leveza ao living”, destaca a arquiteta Fernanda Morais.
Presentes em todo o apartamento, as cores transitam por uma paleta em geral suave, como no verde dos sofás e nas nuances de marrom e uísque do couro das poltronas. Mais marcante, apenas o azul escolhido para a marcenaria da cozinha.
Cerâmicas em diversos formatos, quadros e tapeçarias compõem a coleção dos moradores e propiciam a criação de ambientes com autenticidade, elegância e muito afeto, transformando o dúplex, de fato, no refúgio que o casal tanto sonhava.
+ PRA VOCÊ: Ares de tranquilidade